sexta-feira, 15 de abril de 2011

Amyygas, até na internet tem etiqueta !

Hellô glamourosas

E aí, amyyyygas, quero saber como anda essa energia, essa alegria, essa vibração !! E quais os planos para o final de semana? Um shopping básico no sábado à tarde, um jantar phyno e elegante à noite ou um bar estiloso com o gatinho? Que tal uma corrida básica no parque no domingo e um cinema no fim da tarde? Ah ... um encontro com asamyyygas em qualquer dia e horário também está valendo e muuuito !!! Se ficar em casa, alugue um bom filme, chame o pessoal e abra um bom vinho ou mesmo umas cervejas bem geladas para um bate papo. Se tiver sol, que tal uma piscina? Ai gentchy, muitas coisas legais para fazer hein !!!!

Mas já que é fim de semana e que muita gente aproveita para atualizar as suas redes sociais (mentiraaaa ... a gente faz isso durante a semana também, hahahaha), queria dizer umas poucas palavrinhas sobre netiqueta. Já ouviram falar, luxuosas? Basicamente, netiqueta é um conjunto de normas de conduta que regem as relações na Internet. Chic né, rss??? Em outras palavras, é a etiqueta na rede, assim como a gente deve ter etiqueta em qualquer outra situação, como no trabalho, numa festa, na sociedade de uma forma geral. Por exemplo: se vc é uma advogada phyna e elegante, não vai trabalhar de micro-saia e decote devastador (embora algumas piriguetes até o façam e vc, darling, às vezes tenha vontade de fazer, mas não puóóóde, rss). Se vc é uma enfermeira, também não pode fumar no ambiente de trabalho nem sair gritando pelos corredores do hospital. E por aí vai. É mais ou menos a regra do "tem lugar e hora pra tudo", hahaha !

Na Internet não é diferente. Aliás, eu diria que tanto quanto na vida social, é tuuuudo igual, só que numa escala bem maior ! Enquanto na rua, num restaurante ou no trabalho vc convive com 10, 20 ou 30 pessoas, na Internet vc convive com centenas de pessoas a mais. Portanto, amyyyygas, PRIVACIDADE ZERO. Isso não devia fazer vc se preocupar mais? Pois é .. mas tem gente que parece não se preocupar nem um tantinho. Ao contrário, quanto mais público, melhor.

Glória Kalil já havia escrito que estamos numa era de extrema valorização de celebridades, de muita exposição e é raro encontrar quem consiga ou, melhor, "quem queira fugir dos holofotes", hahaha !!! Sim, amyyygas. Segundo Glorinha, as redes sociais (orkut, facebook, twitter) "são uma nova maneira de existir, de se mostrar, de ter alguma voz e importância no mundo fugindo ao pior castigo da nossa era: o anonimato".

Ah, sim ... porque vamos admitir, fofoletes, tem muita gente aí loooouca pra aparecer ou, pelo menos, para contar "um pouco" (ah tá!!) do seu a dia, de se expor para esse mundão de meu Deus, hahaha. É só abrir o facebook e está lá. Se quiser, vc consegue saber que horas a pessoa acordou, o que comeu, onde foi, que filme assistiu, que horas dormiu, se teve ou não dor de dente, dor de barriga .. hummmm, melhor parar por aqui ... hahahaha ! E é dificil mesmo resistir. Quando a gente vê, lá estamos nós também postando que o dia de sol está bom para uma piscininha, rss ! Mas quem quer saber se vc vai ou não para a piscina????? Como já se dizia antigamente: "problema é seu", kkkk ! Ainda assim, tudo bem, vou continuar dizendo que vou à piscina porque não estou ofendendo e fazendo mal a ninguém, rs !

E aqui Glorinha Kalil mais uma vez nos ensina: "a primeira coisa a lembrar na questão da netiqueta é que qualquer post em uma rede social não é igual a uma conversa particular, com algum amigo, porque se trata de um espaço público. Está na internet, então está para todo mundo! Cada palavra, cada foto, cada link, faz parte de um perfil que você está fornecendo para quem quer que seja. Um perfil que pode ser usado como instrumento online de avaliação para contratações profissionais , por exemplo".

Nesse ponto, em especial, acho que vale uma observação, amyyyygas: ainda que se queira partilhar as suas idéias, uma coisa é usar a rede com bom humor, sem grandes comprometimentos, tudo com uma boa dose de equilíbrio e, acima de tudo, bom senso. Isso porque uma coisa é fato: por mais que sua rede seja partilhada só com amigos, nunca se sabe onde uma informação ou uma frase sua pode parar ou quem, de algum modo, pode estar acessando o que vc escreve.

E olha ... às vezes eu vejo cada coisa, leio cada frase ... que só por Deus, rs. É tanta DESINIBIÇÃO, gentchyyyy, isso para dizer o menos, rss ! E as pessoas que falam palavrão, sem nenhum constrangimento? Ou dizem coisas um tanto quanto íntimas demais para se falar em público ("rede")? Ou reclamam do trabalho mesmo sabendo que os chefes estão na sua lista de amigos (essa é de matar, rss). Pior que isso é reclamar do trabalho quando os clientes estão na sua lista de amigos, hahaha !!! Esse não merecia nem ter cliente, rss !

Ah .. tem uma coisa que irrita também. Aquele amigo que posta todo dia, toda hora, todo minuto. Vc abre seu facebook, seu orkut, seu twitter, wherever ... e ele está lá, dando o ar da sua graça. Só tem espaço para ele. Se vc tem iphone ou blackbarry, tem que girar muito a barrinha de rolagem até conseguir ler qualquer outra postagem, rss !

E por fim, as fotos !!! Bem, muitas falam por si, rss. !!!

Amyyygas, etiqueta nunca é demais. Não é só ser chic, nem phyna. Aliás, eu diria que nem é isso. Num mundo onde todo mundo hoje se conecta através da rede e privacidade passou a ser um artigo de luxo, não custa ter um pouco de equilíbrio. É uma delícia se comunicar através de rede, deixar recados, postar fotos, rever amigos, compartilhar idéias (eu e marida, por exemplo, AMAMOOOOS), mas um pouco de cuidado e razoabilidade não fazem mal a ninguém. Excessos, como o próprio nome diz, são sempre demais ! E na Internet, acreditem, não é diferente !!!

Bjokas

S.

3 comentários:

  1. EU AMOOOOO MARIDA E SEUS POSTS E COMMENTS! huhuuu
    R

    ResponderExcluir
  2. e eu saio sim GRITANDO NO CORREDOR DO ESCRITORIO HAHHAHAHA
    R

    ResponderExcluir
  3. Hahahaha .... simmmm !! E vc também colocava o dedo na cara do chefe para xingar ele, kkkk ! Te faltava etiqueta, vergonha na cara, te faltava tudo ! Bons e velhos tempos! Quanta saudade, rss ! Uhuuuu! S.

    ResponderExcluir